sharkscope

serviços públicos

O que é a conta gov.br? Saiba como criar a sua

Conta digital permite acesso a milhares de serviços oferecidos aos cidadãos e cidadãs

sharkscope | Rio de Janeiro (RJ) |

Ouça o áudio:

Conta permite acesso a serviços públicos oferecidos pelo Governo Federal - Reprodução

O acesso a serviços públicos geridos por diferentes órgãos depende atualmente da conta gov.br. O serviço foi criado para dar mais segurança e simplificar o uso das plataformas digitais de diferentes instâncias do governo.

O cadastro pode ser feito por qualquer órgão que ofereça os serviços disponibilizados pela plataforma. Basicamente, se a pessoa for acessar algum serviço que demande a criação de uma conta, ele será encaminhado para realizar o cadastro.

O governo federal estima que cerca de 5 mil serviços virtuais utilizam o sistema atualmente, abrangendo os mais diversos tipos de órgãos, como a Receita Federal, as Forças Armadas e os ministérios. Todos os cidadãos brasileiros têm direito a uma conta de maneira totalmente gratuita.

:: Caiu na malha fina da Receita Federal? Saiba o que fazer ::

Entre os serviços vinculados à conta estão, por exemplo, a declaração do Imposto de Renda, a emissão de Título de Eleitor, registros da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) e dados de saúde, como os registros de vacinação.

A conta é usada para acesso a serviços em computadores, notebooksou smartphones. O acesso é feito sempre informando o número de CPF e a senha cadastrada no momento do registro na plataforma.

Criada após um projeto lançado em dezembro de 2016, a plataforma gov.br determinou as regras para prestação de serviços públicos digitais. Para garantir a segurança do acesso, são utilizados recursos de empresas de reconhecimento global.

Leia também: Por que cada vez mais pessoas colocam suas casas como garantia de empréstimos no Brasil?

Níveis de acesso

Foram definidos três níveis de acesso na conta gov.br: bronze, prata e ouro. Dependendo do serviço, só determinados níveis poderão acessar. Pessoas que informam os dados básicos (como CPF, número do RG e do PIS, além do endereço), terão acesso no nível bronze.

O acesso aos níveis prata e ouro se dá por meio de registro no aplicativo gov.br, disponível gratuitamente na App Store e no Google PlayApós baixar o aplicativo, o usuário deve seguir as orientações para mudar o nível.

Quem tem a conta no nível prata pode, por exemplo, habilitar o reconhecimento facial para conferência de foto na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Já o nível ouro permite o reconhecimento facial junto à Justiça Eleitoral, entre outros serviços.

:: Consulta de dinheiro "esquecido" em bancos volta ao ar nesta segunda; confira o passo a passo ::

Edição: Leandro Melito


sharkscope Mapa do site

1234